Neuropsicologia

Neuropsicologia: O que é, e para quê?

A Neuropsicologia é uma ciência que auxilia na compreensão das nossas cognições, que quando alteradas afetam o nosso dia a dia, impactando na melhor produtividade no trabalho, nos estudos e nas relações sociais. Quem de nós, em algum momento, não se apercebeu com algumas dificuldades no dia a dia e perguntou: porque eu não estou aprendendo direito? Estou com dificuldade de memória? Porque eu não me concentro pelo tempo necessário? Porque o meu desempenho me parece inferior aos dos outros?

A proposta da Neuropsicologia é ajudar no esclarecimento dessas questões, pois ela é uma ferramenta de investigação do comportamento, do processo de aprendizagem, do desempenho cognitivo e da funcionalidade da pessoa no seu contexto social. Com ela se avalia, detalhadamente, o estado emocional e as funções corticais superiores: atenção, memória, praxias, percepção, linguagem, com o objetivo de compreender as dificuldades apresentadas.

Crianças, jovens, adultos e idosos podem se beneficiar com os resultados da avaliação neuropsicológica que contribuem no diagnóstico e na indicação do tratamento adequado para cada caso.


Autor: Maiara Maia

Compartilhe:
+ áreas de atuação
WhatsApp chat