Nutrição

O nutricionista tem um papel importante na obtenção e manutenção da saúde de qualquer indivíduo – basta refletir no fato de que toda a nossa fisiologia se baseia em tudo o que comemos. O nutricionista é o profissional habilitado e capacitado para promover, manter e recuperar a saúde por meio da alimentação.

O tratamento nutricional gera inúmeros benefícios ao paciente: melhora da saúde como um todo, bom desempenho nas atividades diárias, melhora da autoestima – fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida.

O hábito alimentar deve ser avaliado principalmente se notarmos alterações corporais importantes (o mais comum é o aumento de peso), bem como mudanças nos exames gerais de saúde (elevações no nível do colesterol, glicose, alterações no ritmo intestinal, entre outros).

Um dos pontos frequentes no quadro de desequilíbrio do estado emocional (situações de ansiedade, depressão, estresse) é a alteração de peso e/ou desenvolvimento de distúrbios gastrointestinais, e o papel do profissional de Nutrição nesse momento é fundamental para a excelência do tratamento, que consiste em avaliar o estado nutricional, elaborar o plano alimentar e acompanhar as mudanças na alimentação e a resposta do organismo.

Assim, os benefícios são inúmeros quando cuidamos da alimentação; a saúde é o pilar de todo o tratamento, sendo os efeitos no controle de peso e a melhora da composição corporal consequências benéficas de todo o processo.


Autor: Wesley Maciel

Compartilhe:
+ áreas de atuação
WhatsApp chat