Psiquiatria

O objetivo das Neurociências é a compreensão de como o fluxo de sinais elétricos através de circuitos neurais origina a mente, ou seja, como as atividades das células nervosas dentro dos circuitos definidos estão relacionadas à complexidade dos processos mentais  – como percebemos, agimos, pensamos, aprendemos e lembramos.

As neurociências são as ciências básicas da Psiquiatria. Elas descrevem os mecanismos cerebrais que reúnem informações a partir do mundo exterior e interior; analisam as informações e executam a melhor reação. Os transtornos psiquiátricos são o resultado de problemas com esses mecanismos – subjacentes ao comportamento.

Portanto, a Psiquiatria, considerada uma Neurociência Clínica, é a especialidade médica relacionada com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de transtornos mentais, emocionais e do comportamento. Exemplos de transtornos mentais são: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência, o pânico e outros transtornos de ansiedade, entre outros.

O paciente cuja saúde mental está comprometida traz consigo não apenas um cérebro “doente”, mas também as suas vivências psicológicas, sua inter-relação pessoal e familiar, o sofrimento e os problemas sociais decorrentes do seu adoecimento, necessitando ser acolhido de forma individualizada.

Por isso, a consulta psiquiátrica, com a equipe do INCB, é focada na compreensão do paciente e suas necessidades como um todo e não somente em seu diagnóstico ou doença. E acreditamos que a melhor abordagem para a compreensão de como funciona o cérebro vem de um enfoque interdisciplinar; possibilitando a ampliação de nossos horizontes em uma prática que integra profissionais de diversas áreas.


  1. Caixeta M., Caixeta L., Vargas C., Melo V., Melo C. O exame psiquiátrico. São Paulo: Rubio, 2011
  2. Higgins, E. S., George, M. S. Neurociências para a Psiquiatria Clínica. Tradução: Régis Pizzato, Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Autores: Dra. Fabíola, Dr. Igor e Dr. Custódio

Compartilhe:
+ áreas de atuação
WhatsApp chat
Coronavirus

Medidas de Segurança - COVID-19

Pensando nas medidas de segurança e visando a proteção individual de pacientes e colaboradores mediante ao surto do Coronavírus (COVID-19), temos informações importantes aos nossos pacientes.