Sexologia

O que a sexualidade humana aborda? Quando um paciente deverá procurar um sexólogo?

A Sexologia médica aborda todas as questões relacionadas à sexualidade que causam desconforto, angústia e sofrimento. Nem todas as queixas sexuais configuram uma disfunção sexual ou transtorno. Algumas demandas exigem apenas o esclarecimento dos limites normais da resposta sexual. Algumas disfunções sexuais são causadas por problemas físicos, psicológicos ou ambos. Assim, um profissional da área poderá esclarecer a causa e o tratamento mais adequado para a queixa sexual.

As disfunções sexuais no homem se relacionam a dificuldades de ereção, problemas de ejaculação (precoce, retardada, ausente) e baixa de desejo sexual. Nas mulheres, disfunções sexuais podem ocorrer por dor à penetração ou incapacidade de ser penetrada, dificuldades de orgasmo, falta de excitação, falta de lubrificação e ausência ou diminuição do desejo sexual.

Alguns pacientes não se encaixam nas disfunções sexuais, mas sua sexualidade é cercada de conflitos, tabus e expectativas irreais que lhe causam sofrimento. Esses pacientes também podem se beneficiar de uma consulta com um profissional especialista na área.


Autor: Dra. Renata Ribeiro

Compartilhe:
+ áreas de atuação
WhatsApp chat