Diabetes e Depressão
Diabetes e Depressão
Há uma importante correlação entre estado emocional e controle glicêmico.
A depressão tem impacto nocivo sobre o controle glicêmico e, por sua vez, o diabetes mal controlado intensifica os sintomas depressivos.
Depressão está associada à hiperglicemia e a um risco aumentado de complicações do diabetes. No sentido oposto, o alívio da depressão associa-se a uma melhora significativa do controle glicêmico.
A prevalência de depressão na população diabética é duas vezes maior do que a da população não diabética. Entre os diabéticos, é significativamente maior em mulheres (28%) do que em homens (18%).
Sentir-se triste de vez em quando é normal. Mas, algumas pessoas sentem tristeza, aparentemente sem causa, que simplesmente não desaparece. Sentindo-se assim na maior parte do dia, durante duas semanas ou mais, pode ser um sinal importante de depressão.
Quando o paciente não consegue obter o controle glicêmico, ou quando enfrenta as complicações do diabetes, ele “se convence” de que perdeu o controle sobre a doença.
A depressão pode promover um ciclo vicioso, prejudicando o controle da doença e dificultando a realização de tarefas necessárias para atingir o bom controle glicêmico.
A orientação de profissional especializado em saúde mental e com experiência em diabetes pode ajudar bastante. O tratamento com antidepressivos pode ser necessário.
Na presença de sintomas de depressão, não se deve esperar muito para buscar ajuda. O diagnóstico precoce da depressão pode acelerar seu tratamento. Portanto, esteja atendo!
Autora: Dra. Patrícia Braga – Endocrinologista – CRM DF 13.974 / RQE 7.324
CONTATO E LOCALIZAÇÃO
Central de Atendimento (61) 3548-8113 Celular e Whatsapp (61) 99606-0635 Asa Sul – Brasília DF Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610 Bloco 2, Salas 229, 230 e 231 Acesso preferencial pela L3 Lolcalização no Google Maps
As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a fazer o diagnóstico e a prescrição terapêutica.
CONTATO E LOCALIZAÇÃO
Central de Atendimento (61) 3548-8113 Celular e Whatsapp (61) 99606-0635 SGAS 610, Bloco 2, Salas 229, 230 e 231 Centro Médico Lúcio Costa, Asa Sul, Brasília DF Acesso preferencial pela L3 Como chegar: Rotas Google Maps Uber
Waze