Leitura

Sugestões de Livros

Ansiedade

Meus Tempos de Ansiedade - Medo, Esperança, Terror e a Busca da Paz de Espírito - Scott Stossel

Livro Meus Tempos de Ansiedade

Entre o depoimento pessoal de ansioso e uma pesquisa científica ampla, Scott Stossel pinta um retrato esclarecedor do distúrbio mental mais comum da atualidade.

No dia de seu casamento, Scott Stossel viveu os momentos mais aterrorizantes de sua vida. Ele não foi deixado pela mulher no altar nem mudou de ideia na última hora. Tudo aconteceu nos conformes, exceto pelo fato de que ele passou a cerimônia tremendo de pavor e encharcado de suor. Na noite que deveria ser a mais importante e especial de sua vida, ele só pensava na morte, em desaparecer: ele não estava lá.

A partir de sua própria vivência da ansiedade, o editor da revista Atlantic investiga essa doença que, se não existia como categoria diagnóstica 35 anos atrás, hoje é o mais comum distúrbio mental oficialmente classificado. Embora seja generalizado, o mal permanece uma incógnita, muitas vezes mal compreendido. Trata-se, afinal, de um estado espiritual, um distúrbio neuroquímico, um trauma psicológico? Entre o relato íntimo e a exposição de argumentos de autoridade, o autor nos oferece uma história de todas essas perspectivas, da médica à filosófica, das mais remotas às contemporâneas.
Stossel revela ainda as várias formas de tratar a ansiedade e administrar seus efeitos incapacitantes. Eliminá-la, como mostra o autor, seria impossível, e talvez até prejudicial: afinal, o que seria do homem sem inquietações? “Enfrentar e compreender a ansiedade”, nos diz Stossel, “é enfrentar e compreender a condição humana.”

 

Depressão

Vença a Depressão Antes que Ela Vença Você - Robert L. Leahy

Livro Vença a Depressão

Você se sente perseguido por pensamentos negativos sobre si mesmo, sobrecarregado pela solidão, paralisado pelo medo de falhar? Se sua resposta é sim, você não está sozinho. A depressão afeta milhões de pessoas no mundo todo, mas a boa notícia é que, com tratamento efetivo, é possível superá-la.

Neste livro, o mundialmente reconhecido terapeuta cognitivo e autor de best-sellers Robert L. Leahy descreve as causas, os sintomas e o tratamento para a depressão, incluindo histórias reais e instruções simples que irão ajudá-lo a entender sua doença e a encontrar a melhor maneira de tratá-la.

O Demônio do Meio-Dia - Andrew Solomon

Livro O Demônio do Meio-dia

Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).

No epílogo inédito escrito exclusivamente para a nova edição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de ‘O demônio do meio-dia’. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana.

 

Maternidade

A maternidade e o encontro com a própria sombra - Laura Gutman

Livro A Maternidade

Ser mãe é uma experiência única e indescritível. Mas também é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas.

Em ‘A maternidade e o encontro com a própria sombra’, a renomada psicoterapeuta Laura Gutman explica os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exemplos diferentes situações cotidianas, Laura apresenta um leque de sensações com as quais qualquer mulher que tenha se tornado mãe poderá facilmente se identificar, ajudando-as através desse período repleto de incertezas e pequenas vitórias.

 

Meditação e Mindfulness

Um Momento de Meditação - Martin Boroson

Livro Um Momento de Meditação

Pense em todos os momentos que você perde no trânsito, numa fila ou desconcentrado no trabalho. E se houvesse algo que pudesse fazer nesses instantes para revigorar a mente, reduzir o estresse e se sentir centrado e feliz?

Um momento de meditação nos ensina que esse estado de concentração e paz não é um objetivo distante. Você vai aprender uma forma de meditar que pode ser praticada em apenas um instante, em todos os lugares e em qualquer situação.

O método começa com um exercício que requer um minuto por dia. Com a prática, você levará cada vez menos tempo para se sentir focado e tranquilo e poderá meditar em qualquer momento.

Ao aprender as técnicas deste livro e aprofundar sua compreensão dos ensinamentos aqui apresentados, você desfrutará benefícios não apenas espirituais, mas também bastante práticos. Você aprenderá a vivenciar a quietude profunda em meio à agitação cotidiana e isso pode melhorar o humor, amenizar a depressão, reduzir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e promover o otimismo.

Sábio, prático e inspirador, este livro pode ajudá-lo a encontrar inúmeras oportunidades em meio a um dia atribulado. Deixe-o na mesa de cabeceira ou de trabalho, como um lembrete para tirar um tempo para si mesmo.

Atenção Plena - Mindfulness - Como Encontrar a Paz em um Mundo Frenético - Mark Williams

Livro Atenção Plena

Com 200 mil exemplares vendidos, este livro e o cd de meditações que o acompanha apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.

Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado.

Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.
Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

10% Mais Feliz - Dan Harris

Livro 10% Mais Feliz

Dan Harris era um jornalista promissor, que construía com garra sua carreira de apresentador na rede de televisão americana ABC News. Mas a obsessão pelo trabalho, a autocrítica exagerada e a extrema competitividade o levaram a um ponto sem volta: o dia em que teve um ataque de pânico ao vivo, diante de milhões de telespectadores.

A partir dali, ficou evidente que algo precisava mudar – e Dan acabou embarcando numa inesperada odisseia pelo mundo da espiritualidade.
Com certa relutância, descobriu que a fonte de seus problemas era justamente aquilo que considerava seu maior aliado: a voz incessante dentro da sua cabeça, que o impelia sempre a querer mais, fazer mais, se esforçar mais.

Todos nós temos essa voz. É ela que nos leva a ter preocupações excessivas, julgar os outros, ruminar o passado e temer o futuro. É ela que nos deixa tensos, ansiosos, irritados e frustrados.

Dan encontrou na meditação um modo eficaz de acalmar seus pensamentos, equilibrar suas emoções e se tornar uma pessoa melhor – mas sem perder a energia para lutar por aquilo que deseja. Fugindo de clichês e sentimentalismos, ele divide com o leitor suas dúvidas, desconfianças e descobertas, narrando de forma hilária os inusitados passos dessa jornada: de entrevistas com Eckhart Tolle, Dalai Lama e Deepak Chopra até um retiro de dez dias que fez ruir sua resistência.

Com um olhar extremamente lúcido e inteligente sobre a espiritualidade e a religião, este livro oferece novas perspectivas sobre os benefícios da meditação e explica como ela pode ajudar qualquer pessoa a desacelerar e ser mais feliz – mesmo que seja tão cético quanto o próprio autor.

 

TDAH

No Mundo da Lua - Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Paulo Mattos

Livro No Mundo da Lua

Este livro trata de crianças, adolescentes e adultos que têm dificuldades em sustentar a atenção, manter o foco e concluir tarefas. É comum que se diga que eles “vivem no mundo da lua”, isto é, estão sempre pensando em outra coisa ou em um monte de outras coisas ao mesmo tempo… quando conversam com alguém, quando estudam, quando leem, quando trabalham, enfim, em uma grande variedade de situações do cotidiano. São pessoas que vivem trocando de interesses, planos e têm dificuldades em levar as coisas até o fim.

Este problema se chama Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade (abreviado como TDAH, em português, ou ADHD, em inglês). O diagnóstico de TDAH é dimensional, isto é, todo mundo tem alguns sintomas de desatenção e inquietude, mas algumas pessoas (cerca de 5% da população) têm muito mais sintomas do que as demais. Estes sintomas surgem desde a infância, causando muitos prejuízos em diversos setores da vida do portador.

O livro foi escrito desta maneira (livro de perguntas e respostas) porque provavelmente muitos dos leitores são portadores de TDAH e preferem não sustentar a atenção por longos períodos e com textos extremamente longos.

Mentes Inquietas - Tdah: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade - Ana Beatriz Barbosa Silva

Livro Mentes Inquietas

Primeiro livro escrito pela psiquiatra e autora best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva, “Mentes inquietas – TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade” ganha nova edição pela Principium.

A Dra Ana Beatriz apresenta vários casos mostrando que o TDAH se manifesta de formas diferentes e que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas.

 

TOC

O Homem que Não Conseguia Parar - Toc e a História Real de uma Vida Perdida em Pensamentos - David Adam

Livro O Homem que Não Conseguia Parar

David Adam foi vítima do transtorno obsessivo-compulsivo durante vinte anos e, como a maioria das pessoas que sofrem desse mal, levou muito tempo para assumir que precisava de tratamento. Com base em pesquisas e relatos surpreendentes, o autor questiona ideias preconcebidas sobre normalidade e doença mental para tentar compreender o TOC e suas manifestações.

O que leva uma jovem etíope a comer a parede da própria casa? Ou dois irmãos a morrerem soterrados por objetos e lixo acumulados por anos? Em que momento uma ideia inofensiva se transforma numa torrente de pensamentos indesejados?

Escrito com clareza, humor e lirismo, este livro é a história de um pesadelo pessoal e uma incursão pelos recantos mais obscuros da mente.

 

Transtorno de Humor Bipolar

Uma Mente Inquieta - Kay Redfield Jamison, Wmf Martins Fontes

Livro Uma Mente Inquieta

‘Uma Mente Inquieta’ é o relato comovente e estimulante de uma mulher cuja feroz determinação de conhecer o inimigo, de usar os dons de seu intelecto para exercer influência no mundo, a levou a se tornar uma autoridade internacional em doença maníaco-depressiva (transtorno bipolar). É a revelação de sua própria luta, desde a adolescência, com a doença e de como esta moldou sua vida.

 

Outros

A Coragem de Ser Imperfeito - Brené Brown

Livro A Coragem de Ser Imperfeito

Uma das trágicas ironias da vida pós-moderna é que muitas pessoas se isolam umas das outras por causa de sentimentos que têm em comum, como o medo de fracassar e a sensação de não serem boas o bastante. Brené Brown lança luz sobre esses recônditos da sensibilidade humana e revela como esses sentimentos podem minar suas realizações nos estudos, no trabalho e no lar. Ela mostra também como eles podem ser transformados para nos ajudar a viver com mais coragem, comprometimento e propósito.

Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas. Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial.

Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, é comum recorrer a máscaras para minimizar o desconforto e as dores de não ser bom o bastante. Brené Brown descobriu que todos nós fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias devem ser usadas nesse “desarmamento”. Ela também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco.

The Velvet Rage: Overcoming the Pain of Growing Up Gay in a Straight Man's World - Alan Dows

Livro The Velvet Rage

O homem gay de hoje goza de uma aceitação social sem precedentes e duramente conquistada. Apesar desta vitória, no entanto, ainda existem sérios problemas. A prevalência de abuso de substâncias, de depressão, de suicídio e da compulsão por sexo, entre homens homossexuais, tem se mantido alta  nos últimos tempos, fazendo com que muitos perguntem: “Estamos realmente melhores?”

The Velvet Rage descreve apaixonadamente os estágios da jornada de um homem gay e oferece estratégias práticas e inspiradoras para parar o ciclo de evitação e auto – comportamento de derrota. Atualizado para refletir os efeitos das muitas mudanças sociais, culturais e políticas recentes, The Velvet Rage é um livro poderoso que já mudou o discurso público sobre a cultura gay e ajudou a moldar a identidade de toda uma geração de homens gays.

Sete Principios para o Casamento Dar Certo - John Gottman

Livro Sete Princípios para o Casamento Dar Certo

Crise dos sete anos… dos dez… Parece que casamento e crise foram feitos um para o outro. Afinal, depois que as escovas de dentes passam a dividir o mesmo banheiro, muita coisa muda na vida do casal. Surgem as pequenas irritações do cotidiano, as impaciências. ‘Felizes para sempre’, só no último capítulo das novelas de tevê. Haverá um outro caminho que não o divórcio ou a acomodação para lidar com os problemas da vida a dois?

Dr. John Gottman, que ficou conhecido em todo o mundo com a publicação da obra A inteligência emocional e arte de educar seus filhos, encontrou respostas para esta pergunta. Da mesma forma que Master & Johnson foram pioneiros no estudo da sexualidade humana, John Gottman revolucionou o estudo do casamento. Pesquisando por mais de vinte anos os hábitos dos parceiros conjugais, suas descobertas conseguiram mudar o rumo de milhares de casamentos problemáticos.

Neste livro, Gottman apresenta aos casais novas estratégias para manter a união, levando-os a um relacionamento mais harmonioso e duradouro. Entre elas, ensina o professor, a atenção aos pequenos momentos do dia-a-dia é que pode preservar a magia da vida a dois; a valorização das coisas simples que proporcionam ao casal bases sólidas para solucionar os inevitáveis conflitos; a descoberta de formas saudáveis de conviver com questões que não podem ser resolvidas.

Repleto de questionários e exercícios, cuja eficácia tem sido comprovada em concorridos workshops ministrados por Gottman, este livro é um guia definitivo para quem deseja um relacionamento que tire o maior proveito e prazer da vida conjugal.

Devagar - Carl Honoré

Livro Devagar

Carl Honoré mostra que a cultura da velocidade teve início durante a Revolução Industrial, foi impulsionada pela urbanização e cresceu desenfreadamente com os avanços da tecnologia no século XX. Com o mundo em plena atividade, o culto à velocidade nos impeliu ao colapso. Vivendo no limite da exaustão, estamos sendo constantemente lembrados por nossos corpos e mentes que o ritmo da vida está girando fora de controle.

Este livro traça a história de nossa intensa relação de pressa com o tempo, e atrela as conseqüências e charadas de viver nesta cultura acelerada, criação nossa. Por que estamos sempre com pressa? Qual a cura para a falta de tempo? É possível, ou até mesmo desejável, desacelerar? Percebendo o preço que pagamos pela velocidade implacável, as pessoas em todo o mundo estão reivindicando o tempo delas e desacelerando o passo – vivendo mais felizes e, conseqüentemente, de forma mais produtiva e saudável. Uma revolução ‘Devagar’ está acontecendo.

 

Material Informativo

Ansiedade

Depressão

Psicoeducação

TDAH

TOC

Compartilhe:
WhatsApp chat
Coronavirus

Medidas de Segurança - COVID-19

Pensando nas medidas de segurança e visando a proteção individual de pacientes e colaboradores mediante ao surto do Coronavírus (COVID-19), temos informações importantes aos nossos pacientes.