Psicodrama

O Instituto de Neurociências de Brasília oferece atendimento personalizado em diferentes especialidades, entre elas Atendimento Psiquiátrico, Avaliação Neuropsicológica, Terapia Sexual, Psicodiagnóstico, Psicoterapia Cognitivo Comportamental e agora Psicoterapia também na abordagem Psicodramática.

Para uma melhor compreensão, o atendimento psicológico com o Psicodrama se diferencia das demais abordagens por ter uma influência do Teatro. Os aspectos que geram sofrimento não são apenas verbalizados, eles também podem ser vivenciados numa realidade criada dentro do ambiente protegido da terapia, e ainda livre das convenções que aprisionam o paciente no dia a dia. As técnicas utilizadas nessas vivências, ou melhor, dramatizações, impulsionam o paciente a alcançar um estado de espontaneidade, para que, assim, ele consiga encontrar novas respostas para situações antigas e repetitivas. Afinal, quem nunca se viu numa situação paralisadora e adoecedora?

O Psicodrama dispõe de ferramentas que possibilitam ao paciente um ponto de vista diferente do usual, uma concretização mais clara que apenas a verbalização não oferece, uma maior permissividade para uma autodescoberta e para se trabalhar os medos que aprisionam. Apesar de terem as suas vantagens, como já foram ditas, as dramatizações não se tornam obrigatórias nas sessões, podendo o paciente não desejá-las, o que não restringe a atuação do terapeuta, nem os benefícios alcançados através da terapia.


Autor: Lara Letícia

 

« voltar para psicoterapias

Compartilhe:
WhatsApp chat