Avaliação Neuropsicológica

Objetiva-se por meio da Avaliação Neuropsicológica investigar as funções cognitivas em sua relação com os aspectos emocionais, padrões comportamentais e aprendizagens advindas do contexto sociocultural. Compreende-se como funções cognitivas: a atenção, memória, raciocínio lógico e abstrato, flexibilidade mental, capacidade de planejamento e gerenciamento dos comportamentos, percepção e habilidades motoras.

Estas funções são avaliadas, geralmente por psicólogos, em 6 ou mais sessões, a depender de cada indivíduo. Inicia-se o processo avaliativo coletando informações das principais dificuldades atuais e objetivos que almeja alcançar. Realiza-se nas sessões subsequentes a observação do comportamento e estado emocional durante a resolução de testes psicológicos, neuropsicológicos e outros instrumentos ecológicos para investigação de cada função cognitiva mencionada anteriormente.

Finaliza-se a avaliação com a entrega do relatório neuropsicológico com todos os dados obtidos ao longo das sessões. A análise dos resultados conduz às intervenções psicoterapêuticas, estimulação cognitiva e auxilia na conduta de outros profissionais da saúde.

É indicada para pessoas em acompanhamento neurológico, fonoaudiológico, psiquiátrico, dentre outros, pois acrescenta grande contribuição para o processo de investigação clínica diagnóstica e de orientação quanto às intervenções e condutas.


Autor: Maiara Maia

Compartilhe:
+ serviços
WhatsApp chat