Terapia Cognitivo Comportamental com Casais (TCCC)

O que é ?

A Terapia Cognitiva com Casais envolve auxiliar os membros do casal a tomarem consciência dos pensamentos disfuncionais que praticam na sua relação, os quais levam a conflitos nas suas interações. As expectativas que os membros do casal trazem para a sua relação, a propósito de sua intimidade e dos seus papéis, serão o foco específico da sua terapia. Relacionamentos problemáticos geralmente acontecem quando um ou ambos possuem crenças irracionais ou expectativas irrealistas sobre eles mesmos e o relacionamento. Como resultado, os casais fazem atribuições negativas acerca dos comportamentos um do outro, o que conduz a opiniões generalizadas feitas sob uma ótica exclusivamente negativa. (Rangé e Dattilio, 2001).

Desenvolvemos um protocolo, baseado em evidências científicas e em técnicas já validadas da terapia cognitivo comportamental, que trabalhará a dinâmica do casal com uma proposta de curta duração. São 15 sessões temáticas. Os temas são desenvolvidos a partir da avaliação do casal, o que leva à ideia de personalização do programa de atendimento.  As sessões são quinzenais, com opção de horários aos sábados.

O casal será atendido por dois psicólogos, diminuindo as distorções de triangulação (o cônjuge achar que o terapeuta entende apenas um dos membros por identificação).

Trata-se de uma abordagem colaborativa, em que os cônjuges se envolvem em tarefas pré-estabelecidas ao longo das semanas fazendo com que a terapia não “dure” somente uma hora, mas permaneça sempre ativa no cotidiano do casal.

Quando procurar a TCCC?

Sempre que sentirem necessidade de melhorar a comunicação, a intimidade e a forma de resolver problemas.

A Terapia Cognitiva com Casais usa um conjunto de princípios e técnicas concebidas para alterar e expandir as perspectivas dos cônjuges na interpretação que fazem dos significados e causas dos seus comportamentos. São por meio destas técnicas que os casais aprendem a corrigir as suas interações menos funcionais e a melhorar o seu relacionamento.


Autor: Dra. Kátia e Dr. Márcio

Fonte:  RANGÉ, B.; DATTILIO, F. M. Casais. In: RANGÉ, B. P. (org). Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Campinas, SP: L. Pleno, 2001, cap.15, 171-191.

 

« voltar para psicoterapias

Compartilhe:
WhatsApp chat